sexta-feira, 24 de abril de 2009

História da Maquiagem

Nas minhas pesquisas sobre make up descobri, há alguns anos, este texto sobre a Históra da Maquiagem, e agora c/ o Blog resolvi retirá-lo da"gaveta".


História da Maquiagem
No Antigo Egito, as mulheres despendiam horas em banhos embelezadores, massagens com ungüentos suavizantes e aplicação de líquidos amarelados para uniformizar e suavizar a pele. Na maquiagem destacavam-se principalmente as sobrancelhas e os olhos, acentuadamente delineados com o preto do khol - o ancestral do delineador- enquanto as pálpebras eram coloridas com um pó esverdeado e as faces com um Pó marrom avermelhado. Para finalizar, um toque de vermelho sobre os lábios.
Já os gregos eram adeptos de uma maquiagem mais discreta, cujas cores predominantes eram branco e vermelho- utilizados nas faces- marrom e verde-jade sobre os olhos e marrom avermelhado nos lábios.
Para os romanos, o ideal de beleza consistia basicamente em um semblante luminoso, pele clareada com chumbo e sobrancelhas escurecidas.
Com o advento do cristianismo, o clero inicia uma campanha contra os artifícios cosméticos, condenando ao inferno as mulheres que, não satisfeitas com a obra do Criador, tentassem modificar a sua aparência. O hábito de se maquiar atravessa um parcial período de estagnação, mas os navios do Oriente Médio continuam a abastecer um restrito, porém insistente mercado.
Apesar da rigorosa Imposição da Igreja, a Renascença resgatou, enfim, a decoração pessoal e o costume de se maquiar. O ideal de beleza nesta época era representado pela figura alva e pálida, alcançada através da aplicação, tanto no rosto quanto nos cabelos, de pó branco obtido a partir de caulim, gesso ou arroz (origem da denominação “pó de arroz”) devidamente moídos.
No início do século XX, graças à Revolução Industrial, a maquiagem toma novos rumos e o uso dos cosméticos é amplamente difundido no mundo inteiro. Os produtos de maquiagem passam a ser acondicionados em estojos decorativos, práticos, modernos e mais acessíveis economicamente. Sua aplicação é simplificada. As mulheres começam a explorar sua beleza, livres de preconceitos e julgamentos.
A cada dia são descobertos novos produtos capazes de tornar as mulheres ainda mais bonitas e atraentes. Vivemos a plena era dos cosméticos. As pessoas assumem seus papéis, a fim de se conhecer, evoluir e viver melhor, acompanhando o ritmo acelerado dos novos tempos.
Afinal, hoje em dia, é difícil imaginar uma mulher que nunca tenha feito uso do recurso da maquiagem, mesmo que este se limite a realçar os lábios com um batom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário